Introdução ao COF

 

O Curso On Line de Filosofia (COF) de autoria do Professor Olavo de Carvalho disponível em www.seminariodefilosofia.com.br vem sendo oferecido desde 14 de março de 2009, data em que foi ministrada a primeira aula. Quase 10 anos depois, acreditem, o curso ainda continua ativo.

As aulas ao vivo vão ao ar às noites de sábado e podem ser assistidas por alunos por meio da internet, com interação via chat. Em decorrência do recente problema de saúde do Professor, que convalesce rapidamente, um ou outro final de semana pode não haver aula, conforme ele mesmo tem alertado.

Pelo preço mensal de 60 reais, pode se ter acesso a 423 aulas em vídeo ou áudio, com conteúdo de valor inestimável. Também estão disponíveis exclusivamente aos alunos dezenas de apostilas com textos de apoio, estudos e transcrições de 224 aulas .

Após ter ouvido 64 aulas sequenciais nos últimos 3 meses, não faço ideia do que vem pela frente. Sei apenas que um mundo novo se descortina diante de minha pobre e ignorante alma.

O Professor do COF é sereno, paciente, perspicaz, sábio e profundo. Não fala palavrões como nos trechos descontextualizados de suas falas raivosas do True Outspeak , aleatoriamente disponibilizados por caça níqueis no youtube. Pelo contrário, a placidez e a densidade do Olavo ao longo do curso de filosofia tem como pano de fundo uma visão profundamente religiosa, teísta e cristã, construída não a partir puramente da fé, mas de décadas de estudos intelectuais de alto nível sobre as mais diversas faces do conhecimento humano.

Considero ser muito difícil ter disponibilidade de tempo para fazer um curso como o COF. A minha experiência tem sido de baixar os áudios no celular para ouvir durante as caminhadas diárias que faço de casa para o trabalho e vice-versa. Por enquanto estou me permitindo apenas ouvir, sem anotar, simplesmente tentando identificar e assimilar as principais mensagens transmitidas, como se fosse uma leitura diagonal de um livro com mais de 10 mil páginas.

Sigo em frente todos os dias e pretendo continuar assim até consumir cada palavra dessa Aula Magna colossal. Um dia sonho em ter tempo para pesquisar as milhares de referências e ler todos os livros citados. Enquanto isso vou caminhando literalmente passo a passo em busca da Verdade.

A primeira aula do COF apenas descreve as linhas gerais do curso e menciona que o ideal seria assistir a aula ao vivo, depois ouvir a gravação e em seguida ler a transcrição. Ele recomenda que os alunos tenham um caderno do curso para anotar o conteúdo resumido do curso e as próprias ideias dos mesmos.

Depois várias outras recomendações, como a de assumir a responsabilidade de fazer todo o curso, com duração prevista, à época, de 4 ou 5 anos, o Professor homenageia de maneira efusiva a iniciativa de pessoas que se dispõem a estudar filosofia sem a expectativa de obter um diploma ou um emprego na área, mas por genuíno amor ao conhecimento.

Em seguida, o professor passa o primeiro exercício obrigatório, o Necrológio: o aluno deve supor que morreu e assumir o papel de um amigo dele que o conheceu em vida e que deve descrever uma breve narrativa de toda a sua vida, supondo que foi atingido o sonho de ser quem você sonhava ser.

Ao avisar que o curso todo seria inspirado na pessoa de Sócrates, o Professor define a filosofia como “a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência, e vice-versa”. Olavo comenta que a primeira filosofia (a de Sócrates) consistia na análise da sociedade em geral sem deixar de considerar a própria posição social dos filósofos nessa sociedade.

O professor cita com admiração o trabalho do filósofo alemão radicado nos EUA Eric Voegelin (1901-1985), que analisava a situação política de sua época a partir da experiência real dos seres humanos. Essa capacidade de considerar a experiência real nas interpretações filosóficas e científicas infelizmente teria sido totalmente abandonada pela academia atualmente. Nesse contexto, Olavo também cita o filósofo alemão Eugen Rosenstock-Huessy (1888-1973) igualmente radicado nos EUA, que teria sido incompreendido naquele País justamente por sua multidisciplinariedade e capacidade de analisar a sociedade a partir de posição social dele mesmo e de seus alunos.

Nessa esteira, Olavo menciona conversa dele com um amigo sobre Nietzsche, filósofo que, apesar do inegável talento, não teria dominado a técnica filosófica, que consiste na técnica de converter conceitos gerais em experiência existencial efetiva, e vice-versa.

São citados de maneira positiva nessa primeira aula o livro Confissões de Santo Agostinho, os filósofos brasileiros Mário Ferreira dos Santos e Vicente Ferreira da Silva, Stanislavs Ladusans, o professor Miguel Reale, José Mário Pereira, Herberto Sales, o embaixador José Osvaldo de Meira Penna

Na contramão da boa prática científica e filosófica, Olavo declara que nos últimos vinte ou trinta anos a cultura superior no Brasil teria sido destruída.

De maneira bastante enfática o professor atribui a responsabilidade para a retomada da Alta Cultura aos alunos do COF!

Enfim, o foco aqui é passar uma ideia geral do COF e um pequeno resumo da primeira aula para que fique o gostinho de quero mais. Acredito que todos devemos buscar aprimoramento pessoal e espiritual e o COF é uma fonte inesgotável!

Leave a Reply